segunda-feira, 23 de outubro de 2017

COMO TRANSPORTAR SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NO CARRO





Os animais de estimação estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2015, o Brasil tem mais de 52 milhões de cães e cerca de 22 milhões de gatos criados em domicílio. Os cachorros estão em 44,3% das residências no País, enquanto os felinos marcam presença em 17,7% dos lares.
Com tantos peludos por aí, é cada vez mais comum vermos pessoas levando seus animais soltos no carro, com a cabeça para fora da janela ou até mesmo no colo do motorista. Esse hábito, além de perigoso, pode gerar multa e pontos na CNH. Segundo o artigo 252, inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda ou entre os braços e pernas é considerada infração média (4 pontos na carteira) e passível de multa (R$ 130,16). Outro artigo, o 235, estabelece que conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados, é infração grave (5 pontos), quetambém incorre em multa (R$ 195,23).

De acordo com Marcus Romaro, engenheiro de tráfego do Campo de Provas da Ford em Tatuí, levar animais soltos no carro é muito perigoso. “Eles podem atrapalhar a concentração do motorista. Há risco de se enroscarem nos pedais, impedindo o uso dos freios, se necessário. Podem ainda saltar de um lado para o outro ou, em último caso, até mesmo para fora do veículo,caso o animal esteja no colo e os vidros, abertos”, explica.
Para evitar que os bichos fiquem soltos no carro, a Ford oferece como acessório a cadeirinha para pet. Segundo Alexandre Capitanio, supervisor de Desenvolvimento de Acessórios da Forda cadeirinha é destinada a animais de pequeno e médio porte, até 10 kg, possui altura regulável e deve ser utilizada com coleiras de modelo peitoral. Além disso, o acessório protege o assento do automóvel de resíduos, é dobrável, fácil de transportar e tem um ano de garantia. É um acessório que promove mais conforto para o bichinho de estimação e segurança para o motorista.
Segundo Romaro, outra forma de transportar os bichinhos no automóvel é colocá-los em caixas apropriadas para pets e alojá-las no porta-malas, desde que a caixa fique bem presa para que não se movimente durante a rodagem do veículo e que o local tenha ventilação adequada. “Por isso, esse uso é mais indicado para hatches, peruas, vans e utilitários esportivos que permitam a remoção do tampão superior do porta-malas e/ou basculamento dos bancos”, alerta. O engenheiro lembra ainda que o animal deve ser retirado do carro se for necessário parar ou estacionar por um período prolongado.
FORD BRASIL 
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs e veículos eletrificados da Ford e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 203.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.

Um comentário:

  1. Finalmente as informações sobre os riscos no transporte dos nossos pets, custos pelo não cumprimento da legislação e ainda ter disponível o acessório que atende nossas necessidades!!! Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir